sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Relato de Experiência: Aula de Campo Bairro dos Novais


Por Ângela Regina, agente cultural de Cabedelo 

1ª Parada: Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi

Mestra Tina, Cavalo Marinho Infantil, Bairro Novais / Foto: Isa Paula Morais


Fomos à Rua da Alegria (realmente, só alegria). Antes da chegada já se ouvia um som de grande alegria, pois era o Cavalo Marinho Infantil Sementes do Mestre João do Boi: uma belíssima apresentação com um grupo de crianças e adolescentes de encher os olhos, de um colorido com suas fitas e coroas na cabeça. 


O Cavalo Marinho é uma narrativa cantada e dançada sobre a história de Catirina, que tinha o desejo de comer língua de boi e seu esposo fez de tudo para realizar esse desejo da amada. No desenrolar da dança existem dois mascarados que tentam laçar os componentes do grupo e, também, o boi desenvolvendo passos de dança e contagiando a todos.

Existem tocadores com banjo, triângulo e outros instrumentos que acompanham o grupo. Dentro do grupo existe uma que comanda os demais, com seu apito: é a mestra Tina. É uma apresentação muito alegre e colorida.

2ª Parada: Casa do Mestre Naldinho

Mestre Naldinho/Foto: Isa Paula Morais

Estamos na casa de Priscila, agente cultural do Bairro dos Novais, o qual é pai da mesma. Mestre Naldinho, como é mais conhecido, tem na sua residência um espaço todo especial e bem preparado com paredes grafitadas com vários mestres da capoeira. É um trabalho belíssimo de grafite: tem adornos na parede que tem seus significados e simbolismos. É um espaço muito legal. 


Aqui são efetuadas várias oficinas ou aulas de Capoeira, Samba, Puxada de Rede e Maculelê: é uma diversidade cultural sem igual. Para todas essas manifestações culturais são usados os tambores e atabaques como instrumentos de percussão. A Puxada de Rede é uma dança afro na qual os escravos que cantavam para aliviar suas dores e amarguras. Conta a história de um pescador que morreu no mar em busca de seu ganha pão, daí são encenados durante a dança toda essa narrativa. Sua marcação é nos tambores.


Os tambores e atabaques têm todo um ritual e envolvem todo um sincretismo religioso, pois as mulheres não podem tocar os tambores feitos de couro de animais, pois os mesmos foram feitos através de derramamentos de sangue e sacrifício. A mulher, por menstruar todo mês, não pode tocar; a não ser aqueles feitos de artigos sintéticos. A puxada de rede é decorrente da pesca do xaréu.


O Maculelê

Ressurgiu na Bahia, na cidade de Santo Amaro da Purificação. É também uma tradição afro, que tem forte influência do candomblé e da umbanda. Suas músicas são cantigas de terreiros e representa uma luta que se transforma em dança, em que são tocados três atabaques: grave, médio e o agudo. É quase uma religião. Um dos maiores representantes na humanidade é Nelson Mandella, que era um exímio lutador de maculelê. Essa dança tem um ritual antes de seu início; é uma dança de muitos orixás.


Criação de Peixes Beta para Exposição

Além de toda essa diversidade cultural existente na casa do Mestre Naldinho, ele ainda tem um grande cultivo de peixes beta, que participam de exposições nacionais. O mestre incentiva os alunos que ali participam para que os mesmos possam ter futuramente uma profissão, como cultivadores ou criadores de peixes ornamentais. 

E não é só isso, tem também o cultivo de plantas como bonsai, cactos, plantas carnívoras. Enfim, Mestre Naldinho não é apenas um mensageiro da diversidade cultural no Bairro dos Novais: é um exemplo para o mundo, onde seu exemplo de vida ensina que o mundo pode ser melhor, seja através das culturas, dos peixes ou das plantas. Ele contribui para que o ser humano seja melhor.

Um comentário:

  1. Está sendo uma experiência massa, quanto Agente Cultural Comunitária do bairro do Roger!

    ResponderExcluir

Museu do Patrimônio Vivo

Museu do Patrimônio Vivo