O Museu do Patrimônio Vivo da Grande
João Pessoa iniciou 2014 com o retorno de suas atividades na última terça-feira
(7), ao prosseguir o segundo ciclo com as oficinas de Economia Viva e da
Cultura, Língua Portuguesa, Educação Patrimonial e Educação Patrimonial aplicada
ao Registro de Campo (com fotografia). Este também será um momento para aulas de
campo, com núcleos de experiência em algumas das 12 localidades que integram o
projeto e de delimitação dos bens culturais imateriais a serem inventariados.
Iniciado em dezembro de 2013, o
segundo ciclo segue com as discussões em Economia Viva e da Cultura acerca
das trocas, da produção, da distribuição, mercadorias e mercado, por exemplo. “A
economia existe apesar do dinheiro. Dinheiro é um pedaço de papel ou metal; é
uma unidade de medida”, enfatiza Stella D’Agostini, facilitadora do espaço. Este
foi um momento de também discutirmos conceitos como necessidade e valor, assim
como meios de produção. Muito do que debatemos também teve referência no vídeo
“A História das Coisas”, de Louis Fox, que pode ser acessado pelo link.
|
Oficina Economia Viva, com Stella D'Agostini / Foto: Isa Paula Morais |
Com Regina Cláudia, ao longo da oficina de Língua Portuguesa do segundo ciclo, trabalhamos a noção de textos descritivos – que serão muito
utilizados quando da realização do inventário –, de preconceito lingüístico, da
fala e contexto social, assim como o uso de textos para exercício da cidadania.
Nesta última categoria exercitamos habilidades na elaboração de textos que
expusessem reclamações, formas de reivindicações, possibilidades de mudanças e
apresentação de propostas. Trabalhamos, assim, o uso de cartas sociais, carta
dos leitores, cartas abertas, cartas de reclamação, solicitações, bem como abaixo-assinados.
|
Oficina Língua Portuguesa, com Regina Cláudia / Foto: Isa Paula Morais |
Com a oficina de Educação
Patrimonial, Maíra Dias problematiza o conceito de Museu, das relações
democratizantes, da descentralização. Com isso, aos poucos, construímos o nosso
próprio entendimento de museu, que se ressignifica constantemente. Neste seguimento
de ciclo, pudemos revisitar algumas das compreensões de museu que discutimos e
que compreendem: processo, projeto, espaço, histórias, culturas, sonhos,
sentimentos, memória. Acerca do que faz um museu, colocamos: pesquisa, divulga,
propaga, conserva, investiga, defende, interpreta, expõe, salvaguarda. Quanto à
finalidade, debatemos: valorizar, reconhecer, preservar, educação, participação
das comunidades, desenvolvimento cultural e socioeconômico, estudo.
|
Oficina Educação Patrimonial com Maíra Dias / Foto: Isa Paula Morais |
Com Helder
Oliveira, no decorrer da oficina de fotografia do segundo ciclo, pudemos compartilhar conhecimentos acerca
da história e princípios da fotografia, da feitura de uma câmara escura, assim
como da necessidade de registro vindo das atividades que ocorrem nos bairros
pelos próprios moradores.
|
Oficina Fotografia / Foto: Helder Oliveira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário