segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Projeto retoma as atividades em 2014

O Museu do Patrimônio Vivo da Grande João Pessoa iniciou 2014 com o retorno de suas atividades na última terça-feira (7), ao prosseguir o segundo ciclo com as oficinas de Economia Viva e da Cultura, Língua Portuguesa, Educação Patrimonial e Educação Patrimonial aplicada ao Registro de Campo (com fotografia). Este também será um momento para aulas de campo, com núcleos de experiência em algumas das 12 localidades que integram o projeto e de delimitação dos bens culturais imateriais a serem inventariados.

Iniciado em dezembro de 2013, o segundo ciclo segue com as discussões em Economia Viva e da Cultura acerca das trocas, da produção, da distribuição, mercadorias e mercado, por exemplo. “A economia existe apesar do dinheiro. Dinheiro é um pedaço de papel ou metal; é uma unidade de medida”, enfatiza Stella D’Agostini, facilitadora do espaço. Este foi um momento de também discutirmos conceitos como necessidade e valor, assim como meios de produção. Muito do que debatemos também teve referência no vídeo “A História das Coisas”, de Louis Fox, que pode ser acessado pelo link.

Oficina Economia Viva, com Stella D'Agostini / Foto: Isa Paula Morais
Com Regina Cláudia, ao longo da oficina de Língua Portuguesa do segundo ciclo, trabalhamos a noção de textos descritivos – que serão muito utilizados quando da realização do inventário –, de preconceito lingüístico, da fala e contexto social, assim como o uso de textos para exercício da cidadania. Nesta última categoria exercitamos habilidades na elaboração de textos que expusessem reclamações, formas de reivindicações, possibilidades de mudanças e apresentação de propostas. Trabalhamos, assim, o uso de cartas sociais, carta dos leitores, cartas abertas, cartas de reclamação, solicitações, bem como abaixo-assinados.


Oficina Língua Portuguesa, com Regina Cláudia / Foto: Isa Paula Morais
Com a oficina de Educação Patrimonial, Maíra Dias problematiza o conceito de Museu, das relações democratizantes, da descentralização. Com isso, aos poucos, construímos o nosso próprio entendimento de museu, que se ressignifica constantemente. Neste seguimento de ciclo, pudemos revisitar algumas das compreensões de museu que discutimos e que compreendem: processo, projeto, espaço, histórias, culturas, sonhos, sentimentos, memória. Acerca do que faz um museu, colocamos: pesquisa, divulga, propaga, conserva, investiga, defende, interpreta, expõe, salvaguarda. Quanto à finalidade, debatemos: valorizar, reconhecer, preservar, educação, participação das comunidades, desenvolvimento cultural e socioeconômico, estudo. 

Oficina Educação Patrimonial com Maíra Dias / Foto: Isa Paula Morais

Com Helder Oliveira, no decorrer da oficina de fotografia do segundo ciclo, pudemos compartilhar conhecimentos acerca da história e princípios da fotografia, da feitura de uma câmara escura, assim como da necessidade de registro vindo das atividades que ocorrem nos bairros pelos próprios moradores.

Oficina Fotografia / Foto: Helder Oliveira


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Museu do Patrimônio Vivo

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