segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Daqueles dias que a gente tem visita

Por Isa Paula Morais

Nesta segunda-feira (17), além das aulas habituais de Informática, com Sérgio Vilar, e Educação Patrimonial, com Felipe Cantalice, o Projeto Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa recebeu uma visita: Alzenir e Lamartine, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vieram compartilhar os dados colhidos pela instituição relativos nossos bairros, assim como outras informações obtidas através de pesquisas.

A ida dos representantes da instituição ao local das aulas, no Centro Estadual de Arte (Cearte), ocorreu no espaço entre-aulas e consistiu num compartilhamento de conhecimentos através de uma familiarização inicial com site do IBGE. Nele pudemos navegar pela página http://www.ibge.gov.br/home/ e acessar o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) para conhecer mais acerca de nossos bairros através de dados como número de moradores, bem como gênero, extensão territorial e renda, por exemplo. A ideia foi a contribuir para auxiliar nas pesquisas que comporão o acervo do nosso museu.

Antes e depois desse momento as aulas seguiram seu ritmo normal, de maneira que Sérgio fez alguns exercícios no tocante à construção do nosso site, assim como de bases de programação, e Felipe lançou bases do conceito de paradigma indiciário para que possamos seguir determinados caminhos para identificarmos e documentarmos as manifestações culturais dos bairros. Além disso, nos foi entregue uma planilha para que víssemos os aspectos que exporemos através do site, da mostra fotográfica e do catálogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Museu do Patrimônio Vivo

Museu do Patrimônio Vivo