terça-feira, 15 de janeiro de 2013

De quando a gente retorna


Marcela Muccillo na oficina de Elaboração de Projetos
Primeiro dia de aula é entusiasmo, é a volta descansada; é a cabeça mais tranquila a desempenhar os trabalhos aos quais nos dispomos. Após o recesso de fim de ano o Museu do Patrimônio Vivo de João Pessoa retomou, na última segunda-feira (7), as atividades que correm ao terceiro e último ciclo financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC)Na última semana, mais precisamente na segunda-feira (7), tivemos a oportunidade de reconhecer Gabriela Limeira na oficina de Educação Patrimonial; Marcela Muccillo no espaço de Elaboração de Projetos na última terça (8) e, na quarta-feira (9), Stella D´Agostini na oficina de Economia Criativa e Viva. Já nesta segunda (14) o dia foi de prosseguir com as atividades de finalização desta primeira etapa do projeto e, consequentemente, de seguir com o preenchimento das fichas de inventário a servirem de referência para as demais realizações do Museu – o site, mostra fotográfica e catálogo.

Gabriela Limeira na oficina de Educação Patrimonial
Este comecinho de semana foi o momento de continuar, com Gabriela Limeira, a discussão de Educação Patrimonial principiada naquela primeira segunda-feira (7) em que foram revistos conceitos de patrimônio material e imaterial, identificação, reconhecimento, registro e salvaguarda, por exemplo. Já nesta segunda-feira (14), os agentes culturais comunitários trabalharam nas fichas de inventário que compreendem bens culturais, formas de expressão e localidades.

Esta segunda-feira também foi momento de partilhar as pesquisas: como bens culturais Juninho Nascimento, agente cultural do Bairro dos Novaes, identificou o boi de reis e o cavalo-marinho; Yara América, do bairro de Paratibe, identificou o coco de roda e a ciranda; Ligialana Pereira, do bairro de Cruz das Armas, destaca a capoeira, bem como a alimentação e a medicina alternativa; Edson Silva, do Rangel, a lapinha Jesus de Nazaré, a Jurema e as Tribos Indígenas; Josilene Pacheco, agente cultural de Mandacaru, as festas indígenas e quadrilha; Fernanda Silva,  de Paratibe, a lapinha; Ayran, do  Róger, os terreiros e quadrilha; Nina Nascimento, também do Róger, a capoeira e reza.

Além de todas essas partilhas, também foi dia de revermos alguns vídeos referentes às aulas de campo das quais participamos e construímos em novembro e dezembro. A ideia foi o a de assistirmos ao que foi produzido enquanto material audiovisual e relembrarmos algumas falas que nos auxiliarão quanto ao preenchimento das fichas de inventário.

Stella D'Agostini na oficina de Economia Criativa e Viva
Nesta terça-feira (15) seguimos com as aulas de Economia Criativa e Viva, com Stella D'Agostini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Museu do Patrimônio Vivo

Museu do Patrimônio Vivo