Oficinas de Formação na Casa do Erário, na Praça Rio Branco |
Desde agosto de 2013 o Museu do
Patrimônio Vivo iniciou as atividades de sua segunda fase com a seleção de
agentes culturais comunitários, mapeamento de espaços para oficinas e de
formação da equipe integrante do projeto. Em setembro iniciou as atividades referentes
ao primeiro ciclo, junto aos agentes culturais, com as oficinas de Introdução à
Pesquisa Etnográfica, Educação Patrimonial, Direitos Culturais e Língua
Portuguesa. Em novembro é o momento de fecharmos o primeiro ciclo de atividades
e iniciarmos o segundo ciclo, que compreende a oficinas de Educação
Patrimonial, Introdução à Pesquisa Etnográfica, Educação Patrimonial aplicada
ao Registro de Campo (Fotografia) e Língua Portuguesa.
Neste primeiro ciclo, tivemos contato
com noções de pesquisa e, mais especificamente, como identificar e inventariar
bens culturais. Para isso, trabalhamos o conceito de território, as formas de
narrar nosso espaço, assim como contato com as fontes históricas, mais
notadamente aquelas orais. Neste sentido, os espaços de formação de Pesquisa
Etnográfica e Educação Patrimonial funcionaram de maneira muito entrelaçada,
tendo em vista estabelecer um direcionamento de pesquisa e trabalhar
consistentemente a parte de conceitual de celebrações, ofícios, formas de
expressão e localidades, por exemplo. Iniciamos, assim, o trabalho com as
fichas de localidade junto a Porto do Capim, Rangel, Bairro dos Novais, Paratibe,
Conde, Róger, Penha, Alto do Mateus, Cabedelo, Santa Rita, Lucena e Bayeux.
Marta Sanchís, monitora de Introdução à Pesquisa Etnográfica |
As oficinas de Língua Portuguesa e
Direitos Culturais são oficinas de apropriação e recriação dos modos de narrar,
assim como das normas para salvaguarda de patrimônio imaterial. Neste sentido,
trabalhamos acerca de princípios da Gestão Pública, a tridimensionalidade da
Cultura, Direitos Autorais, assim como textos de Lúcio Lins, Eduardo Galeano
dentro tantos autores que trabalham a expressão do ponto de vista do contexto e
das formas de comunicação.
E que venha o segundo ciclo!
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