terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nesta segunda e terça-feira a gente vivencia...

Terça é dia de continuar com as atividades iniciadas na segunda-feira (28), que é a do estimulo a diálogos através das oficinas. Nesta terça (29) a gente conta com Stella D'Agostini, que monitora a oficina de Economia Viva e Criativa, e com Marcela Muccillo, monitora do espaço de Elaboração de Projetos.

Oficinas com Stella D´Agostini e Marcela Muccillo
No primeiro momento, discorremos acerca de Economia Criativa, bem como de empreendedorismo, criatividade e indústria criativa. Dialogamos, ainda, de como esta visão se constitui como alternativa dentro de um sistema econômico, social e cultural pré-estabelecido - no entanto, não deixa de fazer parte deste, seguindo quase os mesmos parâmetros de mercado, de forma a adotar uma lógica de resultados através de produtos e da ideia de consumo. Falamos, também, do papel da comunicação nesta cadeia produtiva.

Um dos diferenciais da Economia Criativa é, por sua vez, a da valorização de outra outra categoria empresarial: a dos microprodutores. Em contraponto, a Economia Viva estabelece relações de troca através de processos, se utilizando de habilidades particulares para estimular a manutenção de determinada comunidade. Na última semana foi o momento de discorrermos mais acerca deste tipo de economia.

Oficina de Educação Patrimonial com Gabriela Limeira
Marcela Muccillo, na oficina de Elaboração de Projetos, dialoga acerca de objetivos gerais e específicos de um projeto, assim como da importância de uma leitura acurada dos respectivos editais. A ideia é exercitar isso através da escrita de projetos para nossas comunidades de acordo com as demandas. Inclusive este é o momento de discorrermos e problematizarmos dessas demandas e necessidades.

Na última segunda-feira (28), a monitora da oficina de Educação Patrimonial, Gabriela Limeira, trabalhou no preenchimento das fichas de inventário que agora correm a localidade e bens culturais, esta última se ramificando em formas de expressão, celebração e ofícios.

Esta é a última semana de oficinas e amanhã a gente segue com a oficina de Elaboração de Projetos e na quinta-feira com um mutirão para preenchimento das fichas de inventário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Museu do Patrimônio Vivo

Museu do Patrimônio Vivo