Agentes Culturais com a professora Fátima, na aula de Português |
"Não é só o dicionário que dá o significado das palavras", inicia a professora de português, Maria de Fátima, a manhã desta sexta-feira (28). Esta ideia, que permeia toda a aula, dá impulso à conversa de compra de passarinho e os momentos que se seguem durante a manhã, com diálogos acerca de cultura popular com Nara Limeira.
E o que é Conversas de Compra de Passarinho? É Rubem Braga falando com a gente, de maneira a ser lido e relido por entre intervalos e universos de compreensão do sentido das palavras. Hesitar, ceder e léguas foram algumas das que estavam dentro daquele texto, mas fora de um mundo de vocabulários até aquele momento. Depois de compartilhadas e possivelmente sanadas as dúvidas, escrevemos, lemos e conversamos mais.
Em seguida os leros-boleros permearam espaços de um universo que a gente conhece bem: aquele onde a gente vive, revive e reinventa. Ah, como foram longe esses compartilhamentos de vivências. Falamos de Mestre Zequinha, brincante de boi de reis e cavalo marinho, que foi embora há pouco, no sábado passado. "Meu pai dançou com o pai dele", já falou alguém da sala. Danças das Tribos indígenas também foi tema discutido nesta manhã e outro já se pronunciou quanto à conversa: "eu ensaiava as danças com eles".
Entre Rubem Braga, músicas de Odete e releituras de Eleonora Falcone e vídeos, a manhã transcorreu tranquila, de maneira que voltamos à casa com questionamentos e vivências compartilhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário